PUBLICIDADE

Saboreie essa prática receita de pinhão tradicional

Saboreie essa prática receita de pinhão tradicional
Saboreie essa prática receita de pinhão tradicional
Imagem do pixabay

Aprenda a fazer esse maravilhoso pinhão tradicional em seguida:

Tradição na festa junina, o pinhão é uma receita que combina com os dias mais frios do inverno, mas pode ser consumida em qualquer época do ano. Simples e fácil de fazer, o pinhão leva poucos ingredientes: pinhão, água e sal.

Ingredientes

  • 1 kg de pinhão
  • Água
  • Por fim, cerca de 2 a 3 colheres de sal

Modo de preparo – Pinhão tradicional

  1. Primeiramente, selecione os maiores pinhões e lave-os com água. Coloque-os ainda úmidos numa frigideira ou chapa diretamente no fogo, por cerca de 30 minutos. Você saberá que o pinhão está quase pronto quando eles começarem a pular.
  2. Em seguida, descasque-os e disponha em um prato e sirva. Caso queira você poderá servir o pinhão com um pouco de sal.

Essa receita proporciona 9 porções. Prepare com 40 minutos de antecedência.

Dicas para a receita:

Dica 1: Antes de começar, separe todos os ingredientes mesmo. Como o preparo é bem rápido, assim você não corre o risco de se atrapalhar.

Dica 2: Para uma receita ainda mais deliciosa sirva com o pinhão uma cocada, feita com os seguintes ingredientes: 2 ½ xícaras de chá de coco fresco ralado grosso; 2 ½ xícara de chá açúcar; 1 ½ xícara de chá de água; ¼ de xícara de chá de leite condensado; por fim; óleo para untar a forma

Modo de preparo: Primeiramente, unte uma assadeira grande com o óleo e reserve. Em seguida, numa panela média, dissolva completamente a 1 ½ xícara de açúcar na água. Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio. Acrescente o coco fresco ralado e misture apenas para envolver os flocos com a calda. A seguir, junte o leite condensado e continue mexendo até que a mistura comece a desprender do fundo da panela, como se fosse um brigadeiro.

Desligue o fogo. Logo após, com 2 colheres de sobremesa, modele a cocada e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra (se preferir, modele em montinhos para ficar mais rústico). Deixe em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora, mas ainda úmidas por dentro. Sirva a seguir ou conserve num pote com fechamento hermético por até 1 semana.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário