Saboreie esse incrível bacalhau na moranga

Saboreie esse incrível bacalhau na moranga
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso bacalhau na moranga em seguida:

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau
  • 1 moranga grande
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá mais ½ colher de sopa de sal
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de coentro picado
  • Por fim, 1 pimenta do reino

Modo de preparo – Bacalhau na morangaParte 1

  1. Primeiramente, coloque o bacalhau numa bacia de cozinha, cubra com bastante água, vede com filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 48 horas, trocando de água pelo menos 5 vezes durante esse período para dessalgar. Lave o bacalhau em água corrente e escorra. Retire a pele e as espinhas. Corte-o em pedaços. Reserve. Preaqueça o forno (250º C).
  2.  Em seguida, com uma faca afiada, recorte o topo da moranga, formando uma tampa. Reserve-a. Com uma colher, retire as sementes e descarte. Embrulhe a moranga e a tampa separadamente em papel-alumínio e coloque numa assadeira.
  3. Asse no forno preaquecido até a tampa ficar macia (cerca de 45 minutos). Retire a tampa do forno e reserve. Continue a assar a moranga até ficar macia. Tire do forno e descarte o papel alumínio. Não desligue o forno.
  4. Com uma colher, retire a polpa da moranga, deixando uma borda de quase 2 cm, e transfira para uma tigela. Com um garfo, amasse a polpa e reserve. Deixe a moranga à parte.

Modo de preparo – Bacalhau na morangaParte 2

  1. Logo após, numa frigideira grande, misture a cebola, o alho, a manteiga e 1 colher de azeite e refogue em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até a cebola ficar macia (aproximadamente 4 minutos). Adicione a polpa da moranga reservada, tempere com sal, misture e cozinhe até aquecer bem. Reserve.
  2. Transfira o bacalhau reservado para uma panela média e tempere com o suco de limão, o coentro, a pimenta, o sal e o azeite restante.
  3. Então, cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando com uma colher, até que, ao espetar um pedaço do peixe com um garfo, ele esteja macio (cerca de 10 minutos).
  4. Adicione o purê de moranga reservado e misture bem.
  5. Recheie a moranga com essa mistura e coloque a tampa. Transfira para a assadeira e asse até aquecer bem (cerca de 20 minutos). Coloque a moranga numa travessa ou numa tábua e sirva em seguida.

Essa receita proporciona 8 porções.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

Deixe um comentário