Saboreie esse gostoso pão italiano


Saboreie esse gostoso pão italiano
Imagem do pixabay

Aprenda a fazer esse maravilhoso pão italiano em seguida:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 tabletes de fermento para pão esfarelado ou 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • Cerca de 5 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • Água
  • Fubá grosso
  • Óleo
  • Por fim, 1 clara

Modo de preparo – Pão italianoParte 1

  1. Primeiramente, numa tigela grande coloque o açúcar, o sal, o fermento e 2 xícaras de farinha de trigo. Numa panela, coloque a manteiga ou margarina e 1 ¾ de xícara de água e leve ao fogo baixo até ficar morna.
  2. Com a batedeira em velocidade baixa bata os ingredientes líquidos juntando-os, aos poucos, aos secos até que estejam apenas misturados. Aumente a velocidade para média e bata por 2 minutos.
  3. Em seguida, adicione mais ½ xícara de farinha para obter uma mistura grossa e continue batendo com a batedeira em velocidade média por mais 2 minutos, limpando frequentemente a tigela com uma espátula de borracha. Batendo com uma colher, adicione cerca de 1 ¾ de xícara de farinha de trigo ou o suficiente para obter uma massa macia.
  4. Coloque-a sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse-a até que esteja lisa e elástica, cerca de 10 minutos, adicionando mais farinha.
  5. Então, corte a massa ao meio, cubra com a tigela e deixe descansar por uns 20 minutos.
  6. Unte uma assadeira grande e polvilhe-a com o fubá.

Modo de preparo – Pão italianoParte 2

  1. Logo após, sobre uma superfície polvilhada, abra cada metade da massa. Enrole como se fosse rocambole, apertando bem. Feche bem e dobre os lados.
  2. Coloque os pães sobre a assadeira, e dê um formato mais pontuado às extremidades. Pincele-os com óleo e cubra sem apertar com papel alumínio. Leve à geladeira de 2 a 24 horas.
  3. Ligue o forno (200º C). Tire os pães da geladeira e deixe-os em temperatura ambiente por 10 minutos. Faça 3 ou 4 cortes diagonais na superfície de cada pão e asse por 20 minutos.
  4. Por fim, numa tigela pequena, bata a clara com um garfo. Retire os pães do forno e pincele-os com esta mistura. Coloque-os no forno. Deixe-os assar e sirva ainda quente.

Essa porção proporciona 2 pães. Prepare com 4 horas de antecedência.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!