Saboreie essa gostosa batata à provença


Saboreie essa gostosa batata à provença
Imagem do iStock

Aprenda a fazer essa maravilhosa batata à provença em seguida:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de chá de casca de limão ralada
  • ¾ de xícara de chá de azeite
  • 1/3 de xícara de chá de salsinha picada
  • 1,5 kg de batata descascada, cortada em rodelas ou canoinhas
  • Por fim, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo – Batata à provença

  1. Primeiramente, numa panela pequena, misture o vinagre, o alho, a casa de limão, sal e pimenta do reino. Leve ao fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 2 minutos. Retire a panela do fogo, adicione ¼ de xícara de chá do azeite e a salsinha. Misture e reserve.
  2. Em seguida, numa frigideira grande, aqueça ¼ de xícara de azeite e leve ao fogo alto até esquentar. Junte a metade das batatas e cozinhe em fogo baixo, virando as rodelas, até ficarem macias e dourarem ligeiramente. Retire as batatas com uma escumadeira, acrescente azeite e as batatas restantes e repita o processo.
  3. Retire do fogo, coloque as batatas numa travessa e derrame o molho por cima.

Essa receita proporciona 6 porções. Prepare com 40 minutos de antecedência.

Dica para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa sirva a batata com um filé mignon, feito com os seguintes ingredientes:  120 g de cogumelos fatiados; 6 colheres de sopa de manteiga ou margarina; ½ xícara de vinho tipo madeira; ¼ de xícara de água; 4 bifes de filé mignon, com 5 cm de espessura.

Modo de preparo: Primeiramente, derreta 1 ½ colher de sopa de manteiga ou margarina numa panela e adicione o vinho e a água. Deixe levantar fervura em fogo médio. Em seguida, acrescente os cogumelos, diminua o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo frequentemente. Derreta a manteiga restante numa frigideira. Junte os bifes e frite-os por 5 ou 6 minutos de cada lado. Vire-os os uma vez. Sirva o filé mignon com o macarrão.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!