O melhor rocambole de doce de leite

O melhor rocambole de doce de leite
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso rocambole de doce de leite em seguida:

Quem nunca sentiu vontade de comer um saboroso docinho após uma boa refeição? Para muita gente uma sobremesa nunca pode faltar, especialmente depois do almoço ou do jantar.

Ingredientes

  • 4 ovos inteiros
  • 120 g de açúcar cristal
  • 120 g de farinha de trigo peneirado
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • Manteiga para untar

Para o doce de leite:

  • 2 l de leite
  • 2 xícaras de chá de açúcar cristal

Modo de preparo – Rocambole de doce de leite

  1. Primeiramente, numa panela média, junte o leite e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com um batedor de arame, até o açúcar dissolver. Cozinhe, mexendo sempre para o leite não ferver, até o creme engrossar e adquirir uma cor de caramelo claro.  Quando o doce estiver com a cor de caramelo, retire a panela do fogo e deixe esfriar.
  1. Enquanto isso, usando a batedeira, bata as gemas junto com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Em seguida, à parte, bata as claras em neve firme e acrescente à mistura de gema. Peneire a farinha e o chocolate sobre a massa e misture, mexendo de baixo para cima com uma espátula.
  2. Despeje a massa numa assadeira untada e leve ao forno para assar por uns 15 minutos. Desenforme sobre um pano limpo e úmido, enrole (deve-se enrolar o pano junto) e deixe esfriar.
  3. Desenrole o rocambole frio e espalhe uma camada do doce de leite por cima. Em seguida, enrole novamente, agora sem o pano. Deixe no congelador até uns 30 minutos antes de servir, quando o rocambole deve ser transferido para a geladeira.

Dica para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa, sirva após a sobremesa um delicioso cappuccino cremoso feito com os seguintes ingredientes: 50 g de café solúvel; 1 copo americano de água em temperatura ambiente; 3 copos americanos de açúcar refinado; 1 colher de sopa de canela em pó (opcional).

Modo de preparo: Primeiramente, na batedeira, coloque todos os ingredientes acima mencionados (café solúvel, água, açúcar e canela em pó) e bata em velocidade máxima por 10 minutos ou até a mistura ficar bem cremosa, formando picos moles. Em seguida, coloque o creme de cappuccino em um pote com tampa e leve até o congelador. Sirva o creme de cappuccino com água ou leite quente (em média use 2 colheres de sopa por xícara de chá).

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

Deixe um comentário