Faça esse saboroso risoto com funghi porcini


Faça esse saboroso risoto com funghi porcini
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso risoto com funghi porcini em seguida:

O risoto é um prato típico italiano. Seu preparo consiste em fritar cebolas e arroz na manteiga, cozinhando com um caldo de carne ou de legumes, até que o arroz fique cozido al dente, solte o amido e não absorva mais o líquido. Para que fique com uma textura cremosa, é preciso mexer constantemente o arroz, para que o amido seja liberado dos grãos.

Esse é um prato muito versátil, pois pode ser preparado com diversos ingredientes e também pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo prato principal.

Ingredientes

  • 2 xícaras de funghi porcini seco
  • ½ xícara de manteiga
  •  800 g de filé mignon em cubos de cerca de 4 cm
  • 1 colher de chá de sal ou a gosto
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 ½ xícara de vinho branco seco
  • 1 cebola média picada
  • 2 ½ xícaras de arroz arbóreo
  • 1,5 litro de caldo e carne
  • 1 lata de creme de leite
  • Por fim, queijo parmesão ralado grosso

Modo de preparo – Risoto com funghi porcini

  1. Primeiramente, numa tigela, deixe o funghi de molho em água fria de um dia para o outro. Retire-o com uma escumadeira e reserve aproximadamente 2 conchas da água. Pique o funghi em pedaços médios.
  2. Em seguida, numa frigideira grande, derreta metade da manteiga em fogo alto e refogue os cubos de filé, mexendo sempre, até começarem a dourar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Transfira para uma tigela juntamente com o líquido que se desprendeu durante o cozimento e reserve.
  3. Ainda em fogo alto, refogue o funghi rapidamente na manteiga que sobrou na frigideira mexendo bem. Adicione 1 xícara de chá de vinho branco e a carne reservada co o suco do cozimento. Misture, tampe e mantenha em fogo baixo durante todo o preparo do arroz.
  4. Logo após, numa panela média, refogue a cebola no restante da manteiga em fogo baixo somente até murchar. Junte o arroz arbóreo e misture até incorporá-lo bem à manteiga derretida. Sem para de mexer, junte o vinho restante e adicione somente a quantidade de caldo suficiente para cobrir o arroz. Vá acrescentando mais caldo aos poucos, à medida que o líquido for secando, até o arroz ficar al dente, isto é, macio, mas resistente. A mordida.
  5. Quando o arroz estiver quase pronto, aumente o fogo da panela onde está a carne. Logo que levantar fervura, junte o creme de leite, misture e desligue antes que recomece a ferver. Prove o tempero e corrija se necessário.
  6. Acrescente a mistura de carne ao arroz, polvilhe com o parmesão ralado e sirva imediatamente.

Essa porção proporciona 6 porções. Prepare com 1 hora de antecedência.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!