Faça esse maravilhoso brandade de bacalhau


Faça esse maravilhoso brandade de bacalhau
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso brandade de bacalhau em seguida:

Ingredientes

  • 1 kg de bacalhau
  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola grande, cortada em pedaços pequenos
  • 1 ¼ de xícara de azeite
  • 1 colher de sopa de salsinha picada
  • Torradas de pão francês ou pão de forma
  • Por fim, sal a gosto

Modo de preparo – Brandade de bacalhau

  1. Primeiramente, três dias antes do dia do jantar, ponha o bacalhau de molho na geladeira e vá trocando a água várias vezes durante 48 horas.
  2. Na véspera do jantar, retire a pele e as espinhas e desfie o bacalahu. Coloque o alho, a cebola e ¼ de xícara de azeite numa panela e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Adicione o bacalhau, aumente o fogo e cozinhe por mais cerca de 5 minutos.
  3. Bata no processador metade do bacalhau com o azeite restante. Retire do processador e junte o bacalhau restante, misture e tempere com sal, se necessário. Cubra e guarde na geladeira.
  4. No dia do jantar, retire o bacalhau da geladeira e, se desejar, leve ao fogo apenas para amornar. Decore com salsinha. Sirva morno ou em temperatura ambiente com as torradas ou pão.

Essa receita proporciona 10 porções.

Dica para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa sirva o brandade com um pão italiano, feito com os seguintes ingredientes: 1 colher de sopa de açúcar; 2 colheres de chá de sal; 2 tabletes de fermento para pão esfarelado; 5 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de sopa de manteiga; fubá; óleo;1 clara.

Modo de preparo: Primeiramente, numa tigela grande coloque o açúcar, o sal, o fermento e 2 xícaras de farinha. Numa panela, coloque a manteiga e 1 ¾ de xícara de água e leve ao fogo baixo até ficar morna. Com a batedeira em velocidade baixa bata os ingredientes líquidos juntando-os, aos poucos, aos secos até que estejam apenas misturados. Aumente a velocidade para média e bata por 2 minutos. Então, adicione mais ½ xícara de farinha para obter uma mistura grossa e continue batendo com a batedeira em velocidade média por mais 2 minutos.

Batendo com uma colher, adicione cerca de 1 ¾ de xícara de farinha ou o suficiente para obter uma massa macia. Coloque-a sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse-a até que esteja lisa e elástica, adicionando mais farinha. Então, corte a massa ao meio, cubra com a tigela e deixe descansar. Unte uma assadeira grande e polvilhe-a com o fubá. Sobre uma superfície, abra cada metade da massa. Enrole como se fosse rocambole, apertando bem. Feche bem. Coloque os pães sobre a assadeira.

Pincele-os com óleo e cubra com papel alumínio. Leve à geladeira. Depois, asse no forno preaquecido por 20 minutos. Numa tigela pequena, bata a clara com um garfo. Retire os pães do forno e pincele-os com esta mistura. Coloque-os no forno. Deixe-os assar e sirva quente.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!