Faça esse gostoso pão integral tradicional


Faça esse gostoso pão integral tradicional
Imagem do pexels

Aprenda a fazer esse maravilhoso pão de integral tradicional em seguida:

Ingredientes

  • 1 tablete para pão
  • ¼ de xícara de água morna
  • 1 xícara de leite morno
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • ½ xícara de açúcar mascavo apertado na xícara
  • 1/3 de xícara de fubá
  • 2 colheres de chá de sal
  • Por fim, 1 xícara de farinha de trigo

Modo de preparo – Pão integral tradicional

  1. Primeiramente, unte uma tigela com óleo e reserve. Esmigalhe o fermento sobre a água morna. Coloque o leite numa tigela e misture com o fermento. Adicione a farinha integral, o açúcar mascavo, o sal e o fubá. Misture bem com uma colher de pau.
  2. Em seguida, transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e amasse. Aos poucos, junte toda a farinha de trigo até a massa absorver tudo, sem ficar dura. Forme uma bola e coloque na tigela reservada. Cubra com um pano úmido e deixe por 2 a 3 horas ou até dobrar de volume.
  3. Unte duas assadeiras com óleo e reserve. Abaixe a massa e divida-a pela metade. Forme dois pães e coloque nas assadeiras. Deixe crescer novamente por mais 1 hora e 30 minutos, em lugar protegido.
  4. Logo após, aqueça o forno a 180ºC. Asse os pães por 40 minutos ou até que fiquem dourados. Se começar a dourar rapidamente, cubra com papel alumínio. Teste, batendo no pão. Se sair um som oco, estará pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar.

Dica para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa, sirva o pão integral com uma geleia de laranja caseira feita com os seguintes ingredientes: 1 ½ de laranja lavada; Suco de 2 limões; 14 xícaras de água; 17 xícaras de açúcar.

Modo de preparo: Primeiramente, esprema o suco das laranjas. Recolha a polpa e as sementes num pedaço de pano ralo e amarre-os, formando uma trouxinha. Corte as cascas finamente com uma faca afiada. Coloque o suco de laranja e a água na panela, o suco de limão e amarre a trouxinha no cabo da mesma. Adicione as tirinhas de casca e cozinhe em fogo brando por cerca de 2 horas, ou até o líquido ficar reduzido à metade. Retire a trouxinha, espremendo-a entre os dois pratos para tirar todo o suco possível. Junte o açúcar e mexa até que esteja dissolvido. Deixe levantar fervura e ferva por 15 minutos. Teste o ponto da geleia depois deixe esfriar por 10 minutos. Dê uma mexida, ponha em um pote e feche-os.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!