Faça esse fácil lombo assado com ameixas

Faça esse fácil lombo assado com ameixas
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso lombo assado com ameixas em seguida:

Ingredientes

  • 2 lombos de 2 kg cada

Para o recheio:

  • 500 g de bacon picado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 400 g de ameixas pretas secas picadas

Para o tempero:

  • 10 dentes de alho amassados
  • 2 xícaras de vinagre de vinho
  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino
  • Por fim, 4 folhas de louro esmigalhadas

Modo de preparo – Lombo assado com ameixas

  1. Primeiramente, com uma faca, faça um corte no centro de cada lombo, formando um túnel, para colocar o recheio. Corte o bacon em lâminas com pedaços regulares, frite no óleo até dourar, mexendo de vez em quando. Escorra, reserve a gordura, adicione as ameixas picadas com o bacon frito e misture bem.
  2. Em seguida, recheie os lombos com a mistura e feche as extremidades com palitos.
  3. Misture bem todos os ingredientes do tempero, adicione a gordura da fritura do bacon e derrame por cima da carne. Para facilitara penetração do tempero, faça alguns furos na parte externa. Cubra e deixe marinando por 6 horas na geladeira.
  4. Coloque o lombo na assadeira, junto com o tempero. Cubra com papel alumínio e leve ao forno, preaquecido. Asse por 1 hora e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho da assadeira. Retire o papel e continue assando por mais 40 minutos, até dourar. Se começar a secar, acrescente mais água.
  5. Logo após, escorra e coe o molho, sirva à parte com o lombo aquecido.

Essa receita proporciona 6 porções.

Dica para a receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa sirva o lombo assado com um purê de batata, feito com os seguintes ingredientes: 4 batatas inglesas, descascadas e cortadas em pedaços médios; 1 xícara de chá de leite; 2 colheres de sopa de manteiga gelada; e sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Numa panela média, cubra com água as batatas e junte 1 colher de chá de sal. Leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias – espete com um garfo para verificar. Desligue o fogo e passe as batatas para um escorredor. Enquanto isso, coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer – não é preciso ferver. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, voltando para a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino. Desligue o fogo, junte as colheres de manteiga gelada e misture bem. Transfira para uma tigela e sirva.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

Deixe um comentário