Experimente Esse Maravilhoso Talharim Caseiro

Experimente Esse Maravilhoso Talharim Caseiro
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso Talharim Caseiro em seguida:

Ingredientes

  • Cerca de 3 xícaras de chá de farinha
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 litros de caldo de galinha ou carne, ou água com sal a gosto
  • Por fim, 1 colher de sopa de margarina ou óleo

Modo de preparo – Talharim Caseiro

  1. Primeiramente, numa tigela grande, misture os quatro primeiros ingredientes da receita, sendo que adicione inicialmente apenas 1 xícara de farinha de trigo. Com a batedeira em velocidade lenta, bata por 2 minutos, limpando ocasionalmente as paredes da tigela.
  2. Adicione farinha de trigo bastante para obter uma massa macia, mexendo com uma colher de pau.
  3. Logo após, despeje a massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo e amasse até que fique lisa e elástica, por 10 minutos. Cubra a massa com uma tigela e deixe-a descansar por 30 minutos.
  4. Em seguida, abra metade da massa até obter um retângulo de 50 por 35 cm. Polvilhe com farinha e dobre ao meio. Dobre-o de novo para obter um retângulo de 12,5 por 35 cm. Corte a massa em tiras de aproximadamente 3 mm de largura para obter um talharim fino, de ½ cm para um talharim médio.
  5. Abra as tiras de talharim numa camada só sobre toalhas limpas, polvilhadas com farinha. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Deixe secar por 2 horas.
  6. Cerca de 20 minutos antes de servir: numa panela com capacidade de 5 litros, esquente a água com os tabletes de caldo ou sal e a gordura escolhida, até levantar fervura, em fogo forte. Se desejar, quebre o talharim em pedaços menores e coloque-os na água fervente. Mexa e deixe levantar fervura novamente. Deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente, por uns 12 ou 15 minutos. Escorra-o e sirva.

Essa receita proporciona 6 porções.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

Deixe um comentário