Experimente essa maravilhosa maionese cocktail


Experimente essa maravilhosa maionese cocktail
Imagem do iStock

Aprenda a fazer essa maravilhosa maionese cocktail em seguida:

Você já experimentou maionese feita em casa? É outro papo! Fica uma delícia como aperitivo, em um potinho cercada de cenouras, pepinos, tomatinhos, rabanete… E claro, acompanhando sanduíches.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de azeite
  • 1 colher de sopa de suco de limão coado
  • 2 gemas
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de ketchup
  • 1 colher de sopa de whisky
  • ½ colher de chá de molho inglês
  • 1 colher de chá de mostarda
  • Por fim, ¼ de xícara de chá de creme de leite fresco

Modo de preparo – Maionese cocktail

  1. Primeiramente, numa tigela, coloque as gemas e misture com uma colher de pau ou com um batedor de arame. Se preferir, bata com a batedeira em velocidade baixa.
  2. Em seguida, acrescente o azeite, caindo em feio, lentamente, sem parar de mexer, até começar a engrossar. Junte o suco de limão, sal e pimenta e bata mais um pouco até ficar com consistência de maionese.
  3. Logo após, misture a maionese preparada com o ketchup, o whisky, a mostarda e o molho inglês. Acrescente o creme de leite batido em picos firmes e misture até obter um creme homogêneo. Cubra e leve à geladeira.

Essa receita proporciona 2 1/4 xícara. Prepare de manhã cedo.

Dica para a receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa, sirva essa maionese com um delicioso pão caseiro feito com os seguintes ingredientes: ½ xícara de açúcar; 2 colheres de chá de sal; 2 tabletes (30g) de fermento fresco para pão ou 2 colheres de sopa de fermento seco; cerca de 6 a 6 1/2 xícaras de farinha de trigo; 2 xícaras de água; manteiga ou margarina amolecida; óleo; por fim, 1 ovo.

Modo de preparo: Primeiramente, numa tigela grande misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 2 1/4 xícara de farinha de trigo. Numa panela com capacidade de 2 litros, coloque a água e ½ xícara de manteiga. Leve ao fogo baixo, até amornar. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione, aos poucos, os ingredientes líquidos aos secos, batendo até misturar. Junte o ovo. Em velocidade média, bata 2 minutos. Então, acrescente ¾ de xícara de farinha de trigo, continue batendo por mais 2 minutos. Batendo com uma colher, junte cerca de 2 1/2 xícaras de farinha de trigo adicionais, para obter uma massa macia. Em seguida, amasse-as até ficar lisa e elástica.

Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada, vire-a para que possa ficar untada uniformemente, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Logo após, abaixe a massa e pincele-a com óleo. Tampe com plástico e leve à geladeira por 2 horas (ou até por 3 ou 4 dias), abaixando-a ocasionalmente. Cerca de 2 horas e meia antes de servir: unte uma assadeira. Corte a massa em 30 pedaços iguais, forme bolinhas. Cubra e deixe crescer. Ligue o forno (200º). Asse por 20 minutos.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!