Descubra essa maravilhosa receita de risoto de palmito


Descubra essa maravilhosa receita de risoto de palmito
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso risoto de palmito em seguida:

O risoto é um prato que surgiu no norte da Itália, mas que hoje já faz parte da cultura culinária de muitos lugares. O preparo consiste em reunir arroz com algum outro ingrediente até chegar em uma textura cremoso. As versões do prato são variadas e uma delas é a de palmito.

Ingredientes

  • 1 kg de arroz arbóreo
  • 3 cebolas médias raladas
  • 6 colheres de manteiga
  • Aproximadamente 18 xícaras de chá de água fria
  • 2 potes de palmitos cortados em rodelas
  • Por fim, sal a gosto

Modo de preparo – Risoto de palmito

  1. Primeiramente, derreta 1 colher da manteiga numa panela, adicione as cebolas picadas e frite-as em fogo médio até murchar.
  2. Em seguida, acrescente o arroz, sem lavar e refogue, mexendo rapidamente e sem parar, por 5 minutos, ou até os grãos, ficarem brilhantes e agrupados.
  3. Acrescente a água fervente ao arroz aos poucos e cozinhe bem sem deixar que a água seque por completo. Não pare de mexer, raspando o fundo e as laterais da panela até o arroz ficar “al dente”. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida e sem caldo.
  4. Então, adicione os palmitos cortados e a manteiga restante. Acerte o sal e retire do fogo. Tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Dicas para a receita: O preparo de um bom risoto é simples, mas é importante valorizar algumas etapas que são essenciais para um risoto de qualidade.

  1. O arroz precisa ser do tipo arbóreo ou carnaroli;
  2. Use um bom e caseiro caldo fervente para o preparo;
  3. Mexa bastante o arroz, esse processo vai liberar o amido e deixar o seu risoto cremoso;
  4. “Mantecare“, isso dará o toque final ao seu risoto e é muito importante. Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo, coloque um pedaço de manteiga gelada e um pouco de queijo parmesão de qualidade e misture.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!