Charuto de folha de uva perfeito para o almoço

Charuto de folha de uva perfeito para o almoço
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso charuto de folha de uva em seguida:

Ingredientes

  • 500 g de folhas de parreira
  • 500g de carne do tipo coxão mole moído
  • 2 xícaras de arroz lavado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Pimenta, azeite, folhas de hortelã e sal a gosto
  • 500 g de carne tipo músculo cortado em fatias
  • 3 dentes de alho amassados
  • Água para cozinhar os charutinhos
  • Por fim, 4 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo – Charuto de folha de uva

  1. Primeiramente, prepare as folhas de parreira, corte-as ao meio, ao longo da nervura central. Elimine as nervuras e os cabinhos. Lave e seque com um pano de prato.
  2. Em seguida, prepare o recheio, numa tigela, junte a carne, o arroz, a manteiga e a pimenta, regue com um pouco de azeite, tempere com sal, e misture bem, até ficar homogêneo.
  3. Coloque as folhas de pereira bem abertas numa vasilha de trabalho, com a parte brilhante virada para baixo. Coloque uma colher de chá do recheio bem cheia no centro de cada folha, dobre as bordas laterais para o meio e enrole, no sentido do comprimento, formando charutinhos.
  4. Forre o fundo de uma panela larga com as folhas de parreira abertas e, por cima, coloque as fatias de músculo. Vá distribuindo os charutinhos em camadas alternando-as com um pouco de sal, o alho amassado e a hortelã. Coloque um prato sobre os charutos para impedir que flutuem durante o cozimento.
  5. Logo após, despeje a água na panela até cobrir inteiramente os ingredientes, leve ao fogo brando e cozinhe por cerca de 1 hora e 30 minutos. No final do cozimento, adicione o suco de limão e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo, coloque cuidadosamente numa travessa e sirva quente.

Essa receita proporciona 8 porções.

Dica para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa sirva o charuto com um babaganoush caseiro feito com os seguintes ingredientes: 3 berinjelas médias; 2 colheres de sopa de tahine; água; 1 dente de alho médio amassado com 1 colher de chá de sal; 2 colheres de sopa de suco de limão; salsa picada para guarnecer; por fim, azeite para regar.

Modo de preparo: Primeiramente, asse as berinjelas com a casca numa grelha de ferro coberta com tampa, virando de vez em quando, até ficarem bem moles. Então, corte as berinjelas ao meio, retire a polpa, coloque num prato e amasse com um garfo. Em seguida, numa tigela média, coloque o tahine e, mexendo sempre, vá adicionando água aos poucos, até a mistura ficar com uma consistência pastosa. Acrescente o alho com sal e o suco de limão e misture bem. Junte a berinjela amassada ao tahine e misture bem.  Coloque o babaganouush numa travessa de servir, regue com azeite e distribua salsa picada ao redor.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!

Deixe um comentário