Aprenda fazer um delicioso caldo base de carne


Aprenda fazer um delicioso caldo base de carne
Imagem do iStock

Aprenda a fazer esse maravilhoso caldo base de carne em seguida:

Ingredientes

  • 700 g de músculo
  • 5 litros de água
  • 3 talos de salsão
  • 1 cebola grande
  • 2 cenouras médias
  • 3 tomates cortados em pedaços
  • Por fim, sal a gosto

Modo de preparo – Caldo base de carne

  1. Primeiramente, numa panela grande, coloque a carne, a água e sal. Leve ao fogo alto até ferver. Retire a espuma que se forma na superfície da água. Junte o salsão, a cebola, as cenouras e o tomate, tampe e cozinhe por 1 hora e 15 minutos ou até que a carne ficar macia.
  2. Em seguida, retire-a da panela e passe o caldo por uma peneira. Utilize a carne cortada em pedaços ou desfiada em saladas, em moquecas ou em omeletes.

Essa receita proporciona 4 litros.

Dicas para receita:

Para uma receita ainda mais deliciosa use esse caldo para fazer uma sopa de aspargo, feita com os seguintes ingredientes: ¼ de xícara de manteiga; 1 cebola grande, picada; ¼ de xícara de farinha de trigo; 1 vidro de aspargo, escorrido e picado ou aspargo fresco picado; 1 l de caldo básico de carne; 1 xícara de chá de leite; por fim, sal a gosto.

Modo de preparo: Primeiramente, numa panela, coloque a manteiga e refogue a cebola até começar a dourar. Junte a farinha de trigo e misture até dourar. Acrescente o aspargo e o caldo de carne aos poucos, mexendo sempre. Em seguida, adicione o leite, misture e cozinhe por cerca de 8 minutos ou até ferver e engrossar. Tempere e sirva.

Outra dica é preparar deliciosos croutons para comer com a sopa feitos com os seguintes ingredientes: 1 xícara de chá de pão amanhecido em cubinhos; 1 colher de sopa de azeite; 1 dente de alho; 1/2 ramo de alecrim; ½ colher de chá de orégano; sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Primeiramente, amasse o dente de alho. Em seguida, numa frigideira, frite–o no azeite junto com o ramo de alecrim. Mantenha o fogo bem baixo para que os ingredientes soltem todo o aroma sem queimar. Deixe perfumar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Aumente o fogo para médio e junte os cubos de pão e o orégano. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até que fiquem tostados e sequinhos. Desligue o fogo e sirva sobre a sopa.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!