Aprenda fazer esses incríveis pãezinhos de batata


Aprenda fazer esses incríveis pãezinhos de batata
Imagem do pexels

Aprenda a fazer esses maravilhosos pãezinhos de batata em seguida:

Quer aprender a fazer um prato prático e que combina perfeitamente com os dias mais frios? Confira essa receita de pãezinhos de batata a seguir que, mesmo usando ingredientes simples, garantem uma refeição nutritiva e cheia de sabor.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 ½ xícara de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de alcaravia
  • 300 g de batata inglesa
  • 2 tabletes de fermento para pão
  • ¾ de xícara de água morna
  • 1/3 de xícara de chá de açúcar
  • 2 ½ colheres de chá de sal
  • 2 ovos grandes
  • 4 ou 5 xícaras de farinha de trigo
  • Por fim, 1 gema ligeiramente batida (para pincelar)

Modo de preparo – Pãezinhos de batata – Parte 1

  1. Primeiramente, numa panela, derreta 1 colher de sopa de manteiga sobre o fogo médio, adicione a cebola e frite até ficar macia e dourar. Acrescente a alcaravia, misture por 3 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Reserve.
  2. Em seguida, fure as batatas, bem lavadas, com um garfo e leve ao micro-ondas, em potência alta por 5 minutos. Vire as batatas e asse por mais 4 minutos ou até ficarem macias. Deixe esfriar um pouco, descasque-as e coloque numa tigela. Amasse até formar uma massa macia.
  3. Coloque ½ xícara da batata amassada numa tigela grande com a batedeira com as pás próprias para bater massa. Reserve.
  4. Numa tigela, dissolva o fermento com ½ xícara de água morna, polvilhe com uma pitada de açúcar e misture. Então, deixe repousar até o fermento dissolver e a mistura ficar ligeiramente espumosa (cerca de 10 minutos). Reserve.
  5. Logo após, adicione à tigela da batata amassada, o açúcar, o sal e o restante da manteiga. Bata até a massa ficar lisa. Junte o restante da água e os ovos. Bata novamente.
  6. Junte o restante da batata, o fermento e a cebola. Misture bem. Acrescente 3 xícaras de farinha de trigo e continue batendo até a massa ficar lisa, mas ligeiramente dura.

Modo de preparo – Pãezinhos de batata – Parte 2

  1. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada e amasse até ficar elástica. Forme uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada com manteiga. Gire para que fique bem untada.
  2. Logo após, deixe crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume. Unte duas assadeiras com manteiga. Abaixe a massa e coloque sobre uma superfície polvilhada. Amasse por 2 minutos.
  3. Divida-a em 16 pedaços iguais. Divida cada pedaço em três partes e enrole cada porção, com as mãos enfarinhadas, no formato de uma bola. Para formar os pãezinhos junte três bolinhas de massa. Então, coloque na assadeira, deixando um espaço entre elas, e deixe crescer novamente em lugar protegido, por 40 minutos ou até dobrar de volume.
  4. Então, preaqueça o forno a 180º C. Pincele os pãezinhos com a gema e leve para assar por 20 minutos ou até dourar bem.
  5. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Essa porção proporciona 16 pãezinhos. Prepare com 3 horas de antecedência.

Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!