Aprenda a fazer esse maravilhoso Poke Vegano em seguida:
Você já ouviu falar de Poke? Esse prato é tradicional da cozinha havaiana, que possui grande influência da cozinha japonesa e junta uma refeição completa em um bowl – uma tigela pequena e funda. Nele, incluimos frutas frescas, vegetais, uma porção de proteína (comumente peixe) e uma opção de carboidrato. Então, para tornar esse prato vegano, basta substituir a porção de peixe por tofu ou outro ingrediente que seja rico em proteína vegetal. Confira a seguir o passo a passo dessa delícia.
Ingredientes
- Quinoa em grãos
- 200g de Tofu marinado (marinado em molho de soja, limão, óleo de gergelim, gengibre e cebola)
- Pepino
- Cogumelos em fatias
- Folhas: Alface, rúcula ou outra da sua escolha
- Tomate cereja
- Abacate ou manga
- Gergelim preto
- Cebolinha
- Limão a gosto
Modo de preparo – Poke Vegano
- Primeiramente prepare a base do seu poke: Lave a quinoa em água corrente e coloque em uma panela para cozinhar com 2 xícaras de chá de água. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos.
- Caso sobre água no final do cozimento, basta escorrer.
- Deixe a quinoa descansar para secar e manter sua maciez.
- Enquanto isso prepare sua marinada de tofu: Misture uma proporção de mais ou menos 1 colher de sopa de cada um dos ingredientes citados, e dilua com um pouquinho de água. Em seguida corte o tofu em cubos e deixe nessa marinada enquanto prepara os demais ingredientes.
- Os adicionais do poke devem ser preparados como sua preferencia. Mas no geral os pepinos são fatiados, as folhas são cortadas em pedaços grandes, a manga ou abacate são cortados em cubos, cebolinha picada
- Por fim, para a montagem do seu poke, coloque primeiramente a quinoa cozida. Em seguida cubra com o tofu marinado, e termine de preencher a tigela com os ingredientes adicionais.
- A água da marinada do tofu será o molho do seu poke.
A base usada nessa receita é a quinoa, mas pode facilmente ser trocada por arroz japonês ou então apenas mix de folhas.
Você também pode fazer uso de outros vegetais para a montagem desse prato. Pode ser cenoura ralada, beterraba, edamame. É uma refeição saborosíssima e que tem uma apresentação linda.
Cuidado ao preparar a sua marinada, controle o sabor da acidez do limão. Além disso cuide também do sabor do gengibre e do óleo de gergelim que são outros ingredientes que podem tornar sua marinada muito forte.
Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!