Aprenda a fazer esse maravilhoso curau de milho verde em seguida:
Quem nunca sentiu vontade de comer um saboroso docinho após uma boa refeição? Para muita gente uma sobremesa nunca pode faltar, especialmente depois do almoço ou do jantar. Essa receita irá te surpreender. Experimente!
Curau, jimbelê ou canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira. Doce, pastosa e de origem africana, tem como principais ingredientes creme de milho verde, leite de vaca ou de coco, açúcar e canela em pó ou em casca. É um prato típico das Festas Juninas.
Ingredientes
- 4 espigas de milho
- 2 xícaras de chá de leite
- ¾ de xícara de chá de açúcar
- Por fim, canela em pó a gosto
Modo de preparo – Curau de milho verde
- Primeiramente, faça o pré-preparo. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua, apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar. Lembre que, para garantir um curau incrível, as espigas devem estar bem granadas e amarelinhas, com os grãos firmes, mas não duros.
- Em seguida, bata o milho no liquidificador, junto com o leite, até desmanchar bem o milho e formar uma mistura homogênea.
- Passe essa mistura em uma peneira ou coador, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.
- Logo após, misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.
- Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.
Essa receita proporciona 6 porções. Prepare com 2 horas de antecedência.
Por fim, gostou da receita? Então nos conte o que achou e compartilhe!